quarta-feira, 5 de junho de 2013

Porque o passado não volta...

Quantas foram as vezes que deste por ti a pensar no mundo que passou mesmo ao teu lado durante todo este tempo, sem mesmo dares conta? Quantas foram as vezes que o teu pensamento voou, sem querer, para os sítios mais recônditos das tuas memórias? Quantas foram as lágrimas que deixaste escapar? E os sorrisos? Lembras-te? Qual foi a primeira pessoa que te fez rir à gargalhada por alguma coisa que nem sequer te fazia sentido? Quais foram as primeiras palavras que magoaram o teu coração? Qual foi o dia em que decidiste desistir de tudo? E aquele em que te reergueste e te determinaste a lutar? Qual foi a brincadeira que mais gostaste na tua infância? Quem foi o teu primeiro amigo de verdade? Quem estava sempre lá para ti nos momentos de dor? Qual era aquele retardado que sempre te fazia sorrir no meio de uma crise de choro? Qual foi o momento em que gritaste de raiva até a tua garganta doer?
Lembras-te daquele dia em que fizeste um desenho para mim no dia do meu aniversário? E quando brincávamos na caixa de areia, ou nos baloiços? Será que te recordas quando almoçávamos na cantina da escola, quando brincávamos às famílias? Ou mesmo quando jogávamos à bola, corríamos no meio das árvores, pintávamos o livrinho para colorir, desenhávamos as primeiras letras? Lembras-te como te rias das minhas figuras ridículas? E de como eu também me ria logo a seguir? E mais tarde? Lembras-te quando nos sentávamos nas escadas do ciclo a olhar para os rapazes a jogar à bola, quando mexericávamos sobre as calças que aquela ou a outra estava a usar? Lembras-te da minha vergonha em falar contigo, ou com os outros? Lembras-te quando nós ríamos feitos parvos de coisas inventadas por nós que não tinham a mínima graça? E mais tarde, lembras-te quando passávamos naqueles míseros corredores nos dias de chuva e desejávamos que o sol desse um ar da sua graça para podermos dar cento e cinquenta voltas à escola, apenas por dar? E daquelas vezes em que os meus motivos para chorar começavam a ser menos irrelevantes? Lembras-te de estar lá, ao meu lado? Ou lembras-te quando eu chorava sozinha, apenas porque não queria que chorasses comigo? Lembras-te daquelas tantas desilusões? Daquelas asneiras que eu fazia diariamente apenas por não ter consciência de que aqueles momentos não iam durar para sempre? Lembras-te quando acabou? Lembras-te quando demos por nós a olhar para um fogo de artifício num dia em que umas quaisquer palavras, que agora me parecem tão distantes, fizeram todo o sentido? E sabes porquê? Sabes sequer quão depressa eu me vi a vestir uma roupa branca e amarela, rodeada de gente vestida de preto? E sabes quão mais depressa foi até eu mesma vestir esse preto?
Não podes imaginar, pois não? Não consegues sequer ter ideia das vezes que eu me lembro daquela caixa de areia, daqueles baloiços, daqueles frasquinhos de bolinhas de sabão, daquele campo de futebol, daquela cantina, daquelas árvores, daqueles corredores, daquela chuva... Não sabes sequer que tudo isto já passou... Não reparaste nestes meros momentos.. São só momentos... Vislumbres vagos de um qualquer passado que já não importa, porque já não pode ser mudado. Mas importa... Mal eu pudesse voltava atrás... Ou talvez não, quem sabe? Mas se faz falta? Nem imaginas o quanto...

2 comentários:

  1. "Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo." (S. Exupéry).
    A vida é assim mesmo, todos acabamos por um dia sentir muita saudade de algo ou alguém que nos marcou durante o percurso! Faz parte!... E se faz parte, é porque aconteceu : )E é exactamente por isso que ás vezes dá tanta vontade de ... "voltar atrás" : )
    Bjnho grande! Fica bem!

    ResponderEliminar
  2. A saudade é um bicho matreiro, e ataca quando menos esperamos, :)
    Mas não tenho nada a apontar quanto as pessoas e aos momentos que passaram na minha vida, apenas gosto de recordar (com alguma nostalgia) aquilo que já me fez feliz e que já me fez triste...
    Obrigada Sara, :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar