domingo, 11 de setembro de 2011

(Re)Viver

Bem... Depois de muito pensar... Muito insistir comigo própria... Decidi que está na altura de acabar. Foram longos momentos de amargura e felicidade partilhados em simples teclas, em simples palavras. Mas, passado é passado, e "O passado é uma lição para refletir, não para repetir!"... Queria só, para finalizar, partilhar algumas citações que fui recolhendo aqui e ali, nas situações que mais marcaram a minha vida... Porque há palavras que conseguem, muito melhor que um olhar ou um gesto, descrever um momento, ainda que mudas... Ainda que guardadas, merecem ser recordadas de vez em quando. Porque não significa que, por tantos momentos de complicações e máguas, não tenhamos o direito de refletir, e corrigir (ou pelo menos tentar) alguns dos muitos erros cometidos. E é por isso que guardei estas frases que se encaixam em muitos momentos do passado... Cá estão algumas delas:

"Pára de sentir falta de quem nem se lembra mais de ti."
"Eu vou aprender a confiar só em que merece a minha confiança, prometo que vou."
"Não vivas, nem percas tempo com pessoas que não estão dispostas a fazer o mesmo por ti."
"Ela: Descreve uma rapariga gostosa. Ele: Rabo grande, mamas grandes, boas coxas. Ela: Então eu não sou gostosa ... Ele: Mas tu pediste-me para descrever uma rapariga gostosa, não uma rapariga perfeita."
"Não se pede carinho, nem amor, nem atenção, nem tempo a ninguém. Se as pessoas gostarem mesmo de nós, acabam por nos dar tudo."
"Falávamos muito porque o que tínhamos para dizer um ao outro e um sobre o outro não podia ser entendido por mais ninguém."
"Sabes o que é pior do que um coraçao partido? Não te lembrares de como te sentias antes. "
Ficarão guardadas, de maneira a trazerem-me o passado como uma lição aprendida, e um empurrão para um futuro sábio.
E pronto, acabo então este post, despedindo-me de todos, com um beijinho àqueles que tentaram apoiar-me o quanto puderam, e deixo uma pequenina lembrança a duas ou três pessoas, com um agradecimento especial. Elas sabem quem são, por isso:
"Eu por ti / Perder-me-ia no teu pranto / Cantaria o teu próprio canto / Que esta força em mim / Deixaria a ti primeiro / Colher a flor do meu jardim / Eu por ti / Faria ecoar no meu peito a voz da tua dor / Eu por ti / Suportaria a tua fragilidade / E ancorar-te-ia à minha mão / Se fosses arrastado na maré / Eu por ti / Faria minha a angústia que vive em ti / Eu por ti / Entregaria os meus trunfos à tua mão / E por ti sentiria a saudade / Pelo fragor da terra que deixaste."
Obrigada por serem tão especiais, *.* 

5 comentários:

  1. Não me parece bem que termines já com o blog!
    Podes por exemplo não partilhar tanto, mas de vez em quando vale a pena escrever algo...

    ResponderEliminar
  2. Sim Lara, mas não quero continuar com este blog...
    Talvez um outro... De outro género. Mas este já não representa a minha vida agora, percebes?

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina.
    Como sabes, sempre fui um leitor assíduo e atento de todas as palavras que foste plantando por aqui. Mesmo que só tenha deixado o meu comentário em alguns desses textos.
    Queria aproveitar para te agradecer a oportunidade que me ofereceste de passar por cá todos os dias sempre à espera de algo novo para ler. Obrigado.
    Sabes... O meu início nestas lides da internet também teve outro nome. Chamava-se Rumtumtugger (http://www.fotolog.com/rumtumtugger) e ainda tenho por ele um carinho muito especial. A certa altura, também senti a necessidade de mudar um pouco e troquei-lhe o nome para Estrela-do-Mar. Mesmo assim ainda não estava satisfeito. Foi então que decidi colocar um ponto final nesse meu pequeno bloco de apontamentos para nascer aquele que hoje conheces como Avião de Papel. Mesmo este Avião começou de forma muito turbulenta até encontrar o rumo que hoje segue e que me tem deixado bastante satisfeito. Foi preciso talvez um pouco de tempo e serenidade.
    Espero que à semelhança do que eu fiz com o meu querido Rumtumtugger também tu deixes esta "casa" aberta. Porque de vez em quando pode apetecer voltar a visitar uma ou outra divisão. Sei lá...
    Aguardo esperançado que este teu adeus seja apenas um até já. Que abras uma outra porta. Para poder voltar a visitar-te de vez em quando.

    "Dizer adeus é tão doce despedida que continuarei a dizer adeus até que seja manhã".

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olha Miguel... Fui passando pelo teu "Rumtumtugger", agora "Estrela-do-Mar", e na realidade, sinto que, apesar de este blog ser uma etapa da minha vida a ultrapassar, será impossível apagá-lo. Por isso, vou deixá-lo por aqui, entregue à sua própria sorte, :) Talvez um dia me faça falta reviver um bocadinho destes pequenos momentos por que passei. No entanto, chegou a altura de deixá-lo um bocadinho para trás. Sim, talvez surja uma coisinha um bocadinho diferente, mas que, tal como este, me ajude a desabafar alguns momentos da vida, impossíveis de explicar, mas fáceis de largar como uma lufada de ar fresco. Mais uma vez, agradeço-te imenso por tudo. Também eu tento acompanhar sempre as tuas publicações, mas nem sempre comento, muitas das vezes por me faltarem as palavras certas, outras porque o que havia para dizer, tu já tinhas dito! :)
    Obrigada pelo apoio, e pelas palavras que tantas vezes deram um jeitinho de encarar as coisas com um positivismo um pouco maior, :)
    És um grande amigo!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina,

    este blog é de facto uma forma curiosa de pular as circunstâncias que te trouxeram até aqui. Com uma envolvente estética marcada, não é? Na qualidade de espectador (e expectador..), não pretendo proferir afirmações de carácter pessoal, e nesse sentido, não o são de facto. No entanto, não será esta postura (diria quase que a nova abordagem epistemológica) demasiado estética? Sobre os "outros", Catarina, ou outros são sempre a fonte da problemática. Mas são também origem de novas abordagens. Aproveita o ambiente desempoeirado do lugar onde te encontras. O vento aqui é sempre renovador, não te esqueças! Mas lembra-te que, dos "outros", apenas sabes o que te é transmitido, com todas as condicionantes da tua própria forma de ver. Diz-me, és capaz de ser isenta? Alguém o é? Entre ti e o mundo existe toda uma infinidade de tons de cinza, nunca preto ou branco. A tomada de consciência de tão simples facto poupar-te-á tantas angústias! Espero tudo de bom para ti!

    ResponderEliminar