terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Vida é para ser vivida


Quantas vezes já não olhamos para trás a pensar "Mas porque raio é que eu não fiz aquilo?", ou "Mas porque é que não arrisquei quando era a altura?"
No dia em que percebermos que só temos uma vida, que só temos uma oportunidade para viver e fazer as coisas, aí, talvez a nossa vida mude de verdade. Talvez nesse dia comecemos a pensar em fazer tudo, em dizer tudo, em viver intensamente.. Mas aí, será tarde demais! Talvez um dia queiramos dizer "Amo-te", queiramos rir à gargalhada, queiramos chorar até doer o coração... Mas aí, será tarde demais! Talvez um dia queiramos lembrar tudo aquilo porque passamos e todas as pessoas que nos marcaram... Mas aí, veremos que não vivemos nada e que não temos ninguém! Então... Para quê esperar pelos momentos certos para agir, para tomar a decisão de agarrar as rédeas da vida e sermos nós a encaminhar o nosso próprio destino? Porquê esperar que alguém nos dê a mão para seguir conosco, se podemos ser nós a dar a mão a alguém? Porquê deixar andar? Porque não bater o pé e mudar as coisas? Porque não tomarmos as nossas próprias decisões? 
Não sei se é de mim ou se é uma caraterística comum à população em geral, mas cada vez que eu olho para trás lembro-me de cada pequeno pedacinho que marcou a minha vida, que me fez crescer, que me fez rir e chorar (lembro mais facilmente aqueles que me fizeram chorar...). Porquê? Simplesmente porque não me resigno com a ideia de que a nossa vida é e será sempre uma folha em branco... Ela nasceu em branco, sim.. Mas se nós temos o poder de a preencher, porque não fazê-lo? Porque não tornarmo-nos homens e mulheres? Estou farta de ridicularizar a vida, como se ela fosse apenas algo que nos foi oferecido, como uma prenda no Natal. Não foi! É um bem precioso que nós temos o dever de respeitar, de tratar e de preencher todos os dias... Temos o dever de fazer dela o melhor que conseguirmos! E temos de agarrar cada momento como se a nossa vida dependesse dele! Irrita-me que as pessoas não entendam isso... E irrita-me que não me compreendam quando choro de felicidade ou rio para não chorar... Irrita-me tanto... Não vêem? Não sentem? Não são capazes de sentir tudo de todas as maneiras? Tentem, pelo menos! Rasguem cada pedaço dos vossos míseros dias e vejam o que tem lá dentro! Absorvam o recheio com cada molécula de energia que vos resta! E arrisquem! E digam disparates, e sejam sérios! Ouçam e falem! E amem! E odeiem! E riam e chorem! E tudo! Vivam tudo aquilo que têm para viver, não deixem escapar-vos nada, porque essa pequena porção vai de certeza fazer-vos falta! E agradeçam, e peçam desculpa... Não tenham medo de ser aquilo que são nem aquilo que querem ser! Gritem, se for preciso... Mas não deixem nada por dizer... Nada por fazer! Agarrem esses sentimentos com toda a força e façam-nos explodir à frente seja de quem for! Sejam felizes... Ou sejam tristes.. Mas sejam! Qualquer coisa que vos apeteça... Sejam!